Os principais jornais dos países membros do Mercosul estamparam na capa nesta segunda-feira (29) o resultado da eleição no Brasil, que deu vitória para Jair Bolsonaro (PSL), com 55,13% dos votos, contra 44,87% do opositor Fernando Haddad (PT).
Argentina
Na Argentina, o Clarín, ocupou praticamente toda a capa com o resultado na eleição no Brasil, o principal parceiro econômico do país. Com a manchete “Bolsonaro venceu com um claro triunfo e prometeu mudar o destino do Brasil“.
O jornal argentino ainda dedicou um espaço a Paulo Guedes, o economista de Bolsonaro e futuro ministro da Fazenda. A publicação ressalta que a Argentina e o Mercosul não serão prioridade para o novo governo. A afirmação foi dada por Guedes logo após o resultado do segundo turno, quando o economista afirmou que o bloco se converteu em ideológico.
Paraguai
No Paraguai, o jornal ABC Color estampou a manchete de capa “O Conservador Bolsonaro ganha a eleição no Brasil“. A publicação traz o perfil e a trajetória política do presidente eleito.
O jornal ainda mostra a opinião de economista, afirmando que o comércio de fronteira pode ser afetado a partir do próximo ano, com a agenda protecionista anunciada para o setor econômico do Brasil.
Uruguai
O jornal uruguaio El País, escreveu em letras garrafais “Mudança Radical“, para exemplificar o resultado eleitoral brasileiro. A publicação ressalta ainda, que Bolsonaro promete respeitar a constituição.
A reportagem ressalta a derrota da esquerda brasileira, que chegou nestas eleições com o maior líder preso. O texto do jornal uruguaio ressalta o perfil que eles denominaram de “ultradireitista”, mas que será um governo defensor da Constiuição, da democracia e da liberdade.