Estudantes da Rede Municipal de Ensino têm descoberto de uma maneira diferente como o bullyng pode prejudicar a vida de uma pessoa. Através do teatro, os pequenos entendem as diferenças entre uma brincadeira e a ofensa, e aprendem como esse tipo de comportamento pode ser evitado em sala de aula.
A apresentação faz parte do projeto “Prevenção da Violência”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, através da Guarda Municipal, em parceria com a Secretaria de Educação. As apresentações são custeadas com recursos da SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública) por meio de um convênio firmado este ano entre o Ministério da Justiça e o Município de Foz do Iguaçu.
O projeto foi apresentado a professores e coordenadores pedagógicos no dia 26 de setembro na Guarda Municipal. De lá pra cá, escolas municipais, colégios estaduais e centros de convivência têm recebido as atividades, que incluem oficinas e apresentações teatrais. Todas as ações conduzem à reflexão, onde as crianças e jovens podem se reconhecer nos personagens e despertar mudanças no comportamento.
Para os adolescentes dos colégios estaduais, estão sendo abordados os temas da violência escolar e a drogadição. Eles são orientados sobre os malefícios das drogas e a ligação entre a dependência química e à violência, para que de forma consciente optem por atitudes que disseminem a paz.
O objetivo do projeto é aumentar os fatores de proteção às crianças e jovens e diminuir a exposição ao risco. Além disso, o programa visa fortalecer as relações da Guarda Municipal com as escolas, pais, alunos, e demais órgãos que trabalhem com crianças e adolescentes em situação de risco ou vulnerabilidade social.
As próximas escolas municipais a receberem o projeto são: Josinete Holler (22), Acácio pedroso (23) e Oswaldo Cruz (24).
Assessoria