Mototaxistas paraguaios (paseros) vandalizaram na tarde de terça-feira (26) a entrada da sede do órgão onde são apreendidos pelo Departamento de Vigilância Aduaneira produtos ilegais que entram no Paraguai pela Ponte Internacional da Amizade. Os mototaxistas trabalham transportando produtos em pequenas quantidades de Foz do Iguaçu para Cidade do Leste. O serviço é tratado como ilegal pelas autoridades paraguaias, que caracterizam os motoqueiros como contrabandistas.
A confusão começou após alguns paseros serem apreendidos pelos fiscais. Alguns conseguiram deixar o local enquanto outros ficaram presos. O grupo que estava ao lado de fora começou a bater no portão de entrada e a queimar materiais. Dois foram presos transportadores foram presos e liberados na manhã desta quarta-feira.
A maior parte dos produtos trazidos pelos mototaxistas são frutas e legumes, comprados no Ceasa em Foz do Iguaçu. O governo do Paraguai determinou no mês passado que nenhum produto ilegal entre no país sem fiscalização e orientou os trabalhadores a se regularizarem.