A DESARME concluiu a investigação sobre uma organização criminosa que traficava armas de fogo dentro de televisores e abastecia narcotraficantes do Comando Vermelho. Mais de 20 pessoas foram identificadas.
O Ministério Público (Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Resende) denunciou grande parte dos identificados por crimes de organização criminosa, comércio clandestino de arma de fogo, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, lavagem de dinheiro e crime de embaraço a investigação de organização criminosa.
De acordo com a denúncia, o grupo era liderado por FRANCINEI CUSTÓDIO MEDEIROS, vulgo NEIZINHO, o organizador geral do esquema criminoso e seu financiador, LEONARDO GOMES RANGEL, vulgo “LEO NH”, que exercia o contato constante com criminosos do Comando Vermelho. GABRIEL TINTEL DOS SANTOS SILVA, vulgo “TINTEL, e INGRID DA SILVA PEREIRA, outras lideranças, organizavam a logística de aquisição, ocultação e transporte das armas e dos transportadores “mulas”.
Estima-se que as “mulas” deste grupo tenham transportado milhares de pistolas para a região metropolitana do Rio de Janeiro nos últimos anos.
A investigação da Polícia Civil, com o apoio do Ministério Público, contou com ações integradas com a Polícia Rodoviária Federal – PRF, bem como com informações oriundas da Delegacia da Polícia Federal de Foz do Iguaçu e do Centro de Operações Especiais – COPE – da Polícia Civil do Paraná.
Durante a investigação foram apreendidos pela DESARME cerca de 200 KG de Maconha, pistolas Glock de uso restrito, dezenas de peças e acessórios de arma de fogo de uso restrito, colete balístico e veículos de luxo, como motocicletas DUCATI e TRIUMPH e um automóvel Audi Q3.
Assessoria