Uma iniciativa trabalhada em parceria pela Administração Municipal de Pato Bragado, com a Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, resultou na confecção de uma ‘Cartilha de Compostagem’. O material agrega diversas instruções para estimular a prática de produção de nutrientes a partir da compostagem de matérias orgânicas.
A técnica da Bilabore, Cristiani Cavilhão, explica que é possível obter resultados positivos com procedimentos que podem ser executados em casa.
A iniciativa partiu da Secretaria de Educação e Cultura em parceria com a gestora ambiental do município, professora Clarice Klein e nutricionista Janice Hachmann, com a participação dos estudantes que aprenderam sobre o que é a compostagem e como fazê-la em casa, separando cascas de frutas, verduras, ovos e alimentos em geral. Esta é uma iniciativa que visa o estímulo e orientação para bons hábitos que contribuem para a sustentabilidade ambiental.
Uma composteira móvel, feita durante oficinas realizadas com estudantes, serve de estímulo para a continuidade das ações, explicadas passo a passo na cartilha. As instruções compreendem, desde a fabricação da composteira, até o emprego de materiais orgânicos e a obtenção do composto que pode ser utilizado para a adubação do solo em práticas sustentáveis de produção.
O trabalho recebeu o apoio da Secretaria de Educação do município e do Comitê Gestor de Pato Bragado. A vice-presidente da Biolabore, Cristiani Cavilhão destaca o trabalho realizado com os estudantes de Pato Bragado.