Grupos sociais e partidários se manifestaram na tarde de domingo (16) no centro de Cidade do Leste, no Paraguai, contra o governo da prefeita Sandra Zacarias. Os protestos começaram na Praça da Paz, no centro da cidade, em uma reunião que chamaram de “Expo Corrupción“. Em seguida caminharam até a frente da prefeitura, onde pediram intervenção no governo municipal.
A chuva que caiu durante todo o dia não afastou os manifestantes, que às 10h (horário paraguaio) começaram a montar toldos e mesas na praça, onde exibiram documentos fundamentando o pedido de intervenção.
Participaram do manifesto membros da organização Cidade do Leste Transparente, Escrache CDE, Associação de Trabalhadores e Comerciantes Independentes, Partido Pátria Querida e Cruzada Nacional.
“Muita gente se aproximou para saber os motivos do pedido de intervenção”, disse Karina Cabrera, do Unidos por CDE. O protesto foi acompanhado pela Polícia Nacional.
Manifestações
As manifestações em Cidade do Leste acontecem desde novembro de 2015, quando Sandra Zacarías McLeod foi reeleita prefeita. Com diferença de 41,78% dos votos, contra 33,84% do adversário Oscar González Drakeford, a oposição acusa fraude na eleição.
Na semana passada, a casa da prefeita foi alvo de manifestantes, que jogaram ovos e pedras. Dois dias antes, a casa do marido de Sandra, o senador Javier Zacarías Irún, em Assunção, foi alvo de pichação.