No dia 28 de agosto, o bispo de Foz do Iguaçu, dom Dirceu Vegini, passou por uma cirurgia gastroduodenopancreatectomia para a retirada de um tumor no fígado, descoberto em abril deste ano.
Segundo nota divulgada pela diocese, o tumor estava obstruindo parcialmente o canal biliar e impedindo a passagem da bile para o intestino delgado. Desde então, o pároco está usando uma prótese para drenar a bile. No último dia 6 de setembro, o bispo passou por uma nova cirurgia após complicações devido ao rompimento na junção dos órgãos reconectados após a retirada do tumor.
Essa segunda intervenção durou cerca de três horas e desde então dom Dirceu segue internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do Hospital Ministro Costa Covalcati, em Foz do Iguaçu.
Nesta segunda-feira (10), a diocese divulgou um novo boletim informando que dom Dirceu precisa passar por uma nova cirurgia, mas segundo os médicos devido ao estado instável, não é possível retirar o paciente da UTI para o exame de tomografia.
Na segunda cirurgia, os médicos precisaram refazer a anastomose (emenda entre pâncreas e intestino). Antes de refazer a ligação, conseguiram retirar todo o liquido, feita lavagem, e localizaram a fístula que foi corrigida.