Desde janeiro deste ano, a prefeitura de Cidade do Leste, no Paraguai, interditou 35 comércios após denúncias de fraudes contra clientes. De acordo com a Diretoria Municipal de Defesa do Consumidor, a maioria das denúncias são de superfaturamento dos cartões e venda de réplicas de produtos eletrônicos e informática.
Adriana Armoa, responsável pela Defesa do Consumidor, informou que várias vezes precisou resgatar turistas da delegacia, porque policiais tomavam atribuições que são da diretoria. Disse ainda, que pretendem instalar um escritório mais perto da Ponte da Amizade, para estar mais próximo dos turistas.
Em caso de fraude, o turista pode denunciar para a Polícia Nacional, Polícia Turística ou Defensa do Consumidor. Adriana lembrou ainda, que os policiais que recebem alguma denúncia de turistas, deve comunicar a Defesa do Consumidor.
“Após sermos comunicados, analisamos e buscamos uma forma imediata de ressarcir o afetado. Caso não haja acordo, interditamos o local e aplicamos uma multa, através do Juizado de Faltas”, disse.