Os vereadores de Cidade do Leste pretendem impulsionar a criação de uma comissão interinstitucional para acabar com a extorsão a turistas. O assunto foi abordado durante a sessão de terça-feira (21), onde os legisladores ressaltaram que os visitantes são vítimas diárias de funcionários de diferentes repartições públicas, com a conivência de comerciantes e ambulantes, que se passam por “informantes turísticos”.
O assunto virou polêmica após os casos de extorsão denunciados por turistas brasileiros, que procuraram a imprensa de Cidade do Leste, antes de registrar boletim na polícia.
No sábado (18), o comandante da Polícia Nacional do Paraguai, Bartolomé Báez fez uma série de mudanças em todo o comando policial do departamento de Alto Paraná, inclusive dos comissários que se autoproclamaram comandantes, após a prisão de sete policiais.
Um turista brasileiro denunciou os policiais após ser detido ilegalmente e obrigado a pagar R$ 2 mil. O brasileiro procurou a redação do Jornal Diário Vanguardia, onde fez a denúncia, por não acreditar na polícia.
Ao saber do caso, a promotora pública Estela Ramírez enviou fiscais à delegacia, onde foi encontrado a mesma quantia de dinheiro em posse do chefe policial.
Para o comandantes Báez López, situações como esta acontecem pela falta de controle dos superiores. Após a denúncia, o comando destituiu o diretor da Polícia de Alto Paraná, o comissário-geral Enrique Isasí. No lugar assumiu o comissário Jorge Fernández Arévalos.