No âmbito da Operação Fronteira Integrada, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de grande quantidade de mercadorias descaminhadas.A ação ocorreu quando um caminhão, com placas paraguaias, foi abordado ao atravessar a Aduana sentido Brasil. No veículo estava apenas o condutor, um homem paraguaio de 64 anos. Ao notar o nervosismo do motorista, iniciou-se uma fiscalização minuciosa que acabou por revelar 123 para-brisas, acondicionados na carroceria do veículo. Após ser questionado sobre as mercadorias, o condutor informou que não possuía documentos comprobatórios da regular importação das mercadorias. Imediatamente toda a carga e o veículo foram apreendidos. Os itens apreendidos foram avaliados em mais de R$46 mil.
O condutor foi liberado, porém será enviada ao Ministério Público representação fiscal para fins penais para apuração dos ilícitos.
A Receita Federal possui um canal para denúncias através do número (45) 99152-2036, que podem ser feitas via WhatsApp, mensagem ou ligação.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Assessoria