A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite começou com seis salas de vacinas fechadas em Foz do Iguaçu, no último dia 6 de agosto. O problema aconteceu após os funcionários constatarem que as geladeiras utilizadas para o armazenamento do material não estavam funcionando adequadamente.
Ficaram fechadas até o final da semana passada as salas das unidades básicas dos bairros Cidade Nova, Três Bandeiras, Sol de Maio, Lagoa Dourada, Vila Yolanda e Jardim América.
Como paliativo para o problema, a Secretaria Municipal de Saúde resolveu enviar para estas unidades caixas de isopor, chamadas de geladeiras de campanha. A secretária Kátia Yumi Uchimura, informou que no ano passado foi iniciado o monitoramento das geladeiras, que antes não existia.
“A partir disso iniciou-se um processo de renovação, porque essas geladeiras não são adequadas para a conservação de vacinas. Foi preciso então disparar um processo de licitação para compra de geladeiras especializadas”, explicou.
As caixas de isopor são levadas para os postos pela manhã e retiradas no final da tarde, por equipes da própria secretaria.
Outro problema apontado pela secretária são as equipes reduzidas nos postos de saúde. “Estas duas situações se somaram, a falta de geladeiras adequadas e a falta de profissionais, que resultou no fechamento de algumas salas”.
Sobre isso, Kátia lembrou que a prefeitura já realizou um concurso público, onde os profissionais de saúde aprovados serão chamados ainda este ano.
Na sexta-feira (10), a 9° Regional de Saúde informou que Foz do Iguaçu é a cidade paranaense que mais devolve vacinas após o período das campanhas de vacinação.