A ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) recebeu presidentes de partidos políticos, nesta terça-feira, 31, visando a ampliar o diálogo em relação às eleições 2018. Dirigentes empresariais e partidários discutiram alternativas para fortalecer a representatividade política de nossa região na esfera federal e estadual.
Durante a abertura do encontro, realizado na Uniamérica (Faculdade União das Américas), o presidente da ACIFI, Faisal Ismail, e o presidente do Conselho Superior, Walter Venson, afirmaram que a cidade precisa priorizar candidaturas com viabilidade eleitoral e comprometidas com as pautas prioritárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu e região.
Os dirigentes da ACIFI acreditam que a sociedade pode ficar sem representação na Câmara de Deputados e Assembleia Legislativa devido à pulverização dos votos em virtude da grande quantidade de candidatos. Hoje a cidade tem cerca de 30 pré-candidatos a deputado federal e a deputado estadual.
“Conforme histórico das últimas eleições, a maioria esmagadora dos iguaçuenses já vota em candidatos da região. Os eleitores e as entidades de classe não são os responsáveis pela falta de representantes políticos da cidade e da região. Solicitamos a diminuição da quantidade de candidatos. A decisão está nas mãos de vocês. Contamos com a consciência dos responsáveis partidários”, disse Faisal Ismail.
“Pedimos aos partidos políticos que abram o diálogo. Se não tivermos líderes políticos corajosos, que realmente tomem decisões corajosas em prol da cidade, seremos reféns de posicionamentos unilaterais, de quem não pensa na cidade e que não toma decisões coletivas”, completou o presidente da ACIFI.
Já o presidente do Conselho Superior da ACIFI, Walter Venson, lembrou que existem mais de 30 pré-candidaturas a deputado estadual e a deputado federal. “As eleições passadas, quando registramos menos candidatos, revelam que dificilmente elegeremos deputado federal diante o cenário atual. Temos um número muito grande de candidatos”, resumiu Venson.
A ACIFI fez três perguntas aos dirigentes políticos: qual o seu posicionamento e o de seu partido em relação ao grave problema da pulverização dos votos regionais? Como o seu partido pretende contribuir para ampliar a representatividade política de nossa cidade e região? O seu partido está disposto a abrir mão de candidaturas com pouca ou quase nenhuma viabilidade em prol do bem de nossa cidade e região? Veja o documento na íntegra ao fim da matéria.
Cada presidente de partido teve em média dois minutos para responder ao conjunto de perguntas. Após as falas dos dirigentes partidários, foi aberto o microfone para o público em geral. Também fizeram pronunciamentos lideranças de entidades de classe, empresariais e políticas.
Vote Certo – No encontro, a ACIFI também lançou a campanha Vote Certo – idealizada pela Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar) com o apoio da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).
A campanha começou com várias ações para chamar a atenção do eleitor para a importância do voto. As peças de divulgação podem ser compartilhadas nas redes sociais ou impressas em cartaz A3. Faça o download dos materiais no site www.acifi.org.br/votecerto. É só adicionar a logo da sua empresa no espaço em branco e divulgar.
Assessoria