Professores, pedagogos e funcionários de escolas de Foz do Iguaçu e região irão discutir a pauta da educação pública que será entregue aos candidatos ao Governo do Paraná que disputarão as eleições deste ano. O diálogo será na reunião ampliada do Conselho Regional da APP-Sindicato/Foz, nesta terça-feira, 31, às 18h30, na sede da entidade.
Depois de aprovada nas instâncias coletivas da categoria, a lista de reivindicações e propostas será apresentada a todos os concorrentes ao Palácio do Iguaçu, a sede do governo paranaense. Eles assinarão um termo em que assumirão o compromisso de executar a pauta caso sejam eleitos, durante encontros promovidos pelo sindicato.
O objetivo é gerar comprometimento público do futuro governador, ainda durante o processo eleitoral. O documeno propõe investimentos, valorização, respeito e melhorias para a escola pública e a carreira docente. A iniciativa evidenciará os candidatos formalmente compromissados com a educação, estabelecendo parâmetros e indicadores para que a sociedade possa fiscalizar e cobrar as ações do próximo gestor.
Presidente interino da APP-Sindicato/Foz, Diego Valdez explica que esse debate vem sendo fomentado durante a Semana Pedagógica, período de preparação e planejamento do próximo semestre letivo. “Percorremos as escolas, distribuímos o texto-base e incentivamos os educadores a refletir sobre a escola pública que queremos”, frisou.
Propostas e balanço
Valdez explicou que o debate e a elaboração da pauta dos educadores para os candidatos ao Governo do Paraná acontecem em todos os pleitos eleitorais. “É um momento para a categoria refletir sobre a realidade da educação pública, apresentar o projeto de escola defendido pelos trabalhadores e fazer o balanço das condições de trabalho e de ensino ao final de mais um mandato”, apontou o dirigente sindical.
A proposta de debate entre os educadores abrange cinco eixos centrais: 1) Defesa da democracia e da educação pública; 2) Financiamento da Educação; 3) Valorização profissional e condições de trabalho; 4) Saúde e previdência; e, 5) Autonomia educacional e sindical. Todo o conteúdo para orientar a discussão está em meio digital e pode ser acessado em www.appfoz.com.br.
Assessoria