Após um longo período de discussão entre a sociedade, a Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu aprovou no último dia 9 de julho, o projeto que regulamento o serviço de transporte individual por aplicativos. O projeto redigido pelo Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) e enviado pelo Executivo, recebeu sete emendas dos vereadores.
Na terça-feira (17), o prefeito Chico Brasileiro disse que deverá aprovar o projeto aprovado pelos vereadores, com as alterações. “Não queremos que isso se arraste, queremos resolver e implantar. Todos os seguimentos envolvidos foram ouvidos. Se todas as emendas estiverem legais, nós vamos aprovar”, afirmou.
Logo após ser aprovado pelo Legislativo, motoristas Uber entrou com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça do Paraná, alegando que o projeto é inconstitucional. Os motoristas são contrários à obrigação de curso, a determinação de que os veículos sejam emplacados em Foz do Iguaçu, e a proibição de estacionamento próximo a hotéis e pontos turísticos. A direção do Garupa, declarou que o projeto atende tanto aos trabalhadores dos aplicativos, quanto de táxi.