A Unidade de Pronto Atendimento João Samek (UPA 24 Horas) iniciou nesta segunda-feira (02) os atendimentos de ortopedia para casos de pequenos traumas. O serviço vai garantir um atendimento mais rápido para esses pacientes, que não irão mais depender de encaminhamentos para o Hospital Municipal. Com a diminuição desse fluxo, o Hospital poderá também reduzir o tempo de espera das cirurgias eletivas.
Implantado pela Secretária Municipal de Saúde (SMSA), o novo serviço integra a política do Governo Municipal em tornar os protocolos de atendimentos mais ágeis e eficientes. “É um momento importante para a saúde de Foz, já que este foi um dos nossos compromissos e agora estamos cumprindo”, disse Chico Brasileiro. “Com este serviço, diminuímos o fluxo no Hospital, e deixamos a unidade exclusivamente para atender casos ortopédicos que demandam de cirurgias e os de maior gravidade”, esclareceu.
Conforme explicou a secretária de saúde, Kátia Yumi Uchimura, a UPA João Samek atenderá pequenos casos de traumas, onde não há necessidade de cirurgias. “Em casos de fratura e colocação de gesso, por exemplo, onde não há risco ao paciente e nem a necessidade de intervenção cirúrgica. Casos de maior gravidade continuarão a ser encaminhados para o Hospital Municipal”, disse.
ATENDIMENTOS
Neste primeiro momento, os atendimentos de ortopedia serão ofertados de segunda a sábado, em regime de escala. Caso algum paciente necessite do atendimento aos domingos ou fora do horário dos plantões, ele será avaliado e encaminhado ao Hospital Municipal, ou será reagendado para o dia posterior.
Assessoria