O Tribunal Regional Eleitoral (TRE–PR) estará em Santa Terezinha de Itaipu, na sexta-feira (29), entregando as convocações para mesários e equipes que trabalharam nas eleições de 2016. A entrega acontece das 9h às 12h e das 13h30 às 15h, no Auditório do Paço Municipal 3 de Maio.
Além da entrega das convocações, o TRE-PR estará realizando novas inscrições para preencher as vagas disponíveis, através do projeto mesário Voluntário. As inscrições para o Mesário Voluntário poderão ser feitas também pelo site www.tre-pr.jus.br/eleicoes/voluntarios. O TRE-PR coloca ainda a disposição o telefone (45) 3522 3064 para contato dos interessados.
Esta é a oportunidade de você acompanhar de perto e conhecer os bastidores de como é feita uma eleição. O trabalho é intenso, mas tem suas recompensas, e a principal delas é participar de um momento de decisão e democracia.
O mesário é o cidadão que compõe as mesas receptoras de votos e de justificativas, participando da fiscalização no dia das eleições. É ele que recebe os eleitores, coleta as assinaturas ou as impressões digitais e constata quais eleitores faltaram, podendo atuar ainda, na logística da votação. O trabalho dos mesários permite que a votação seja conduzida com tranquilidade.
Eles são convocados pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei; devem ser maiores de 18 anos e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. Qualquer eleitor pode ser escolhido para ser mesário, exceto: candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, e seu cônjuge; membros de diretórios de partidos políticos, desde que exerçam função executiva; autoridades, agentes policiais e funcionários no desempenho de funções de confiança do Executivo; funcionários do serviço eleitoral; e eleitores menores de 18 anos.
O Projeto
O projeto Mesário Voluntário tem como objetivo incentivar a adesão ao voluntariado de serviços eleitorais nas mesas receptoras de votos. A Justiça Eleitoral, considerando a importância do tema, realiza, desde 2004, ações nesse sentido. O programa é focado na ampliação do número de colaboradores da Justiça Eleitoral, de forma consciente e espontânea. Para o TSE, a função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, uma vez que o trabalho deles garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições.
Benefícios
O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia de convocação. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.
Treinamento
Para que os mesários desempenhem sua função com excelência no dia da eleição, a Justiça Eleitoral oferece capacitação completa. Por isso, se você foi convocado ou se candidatou espontaneamente para atuar como mesário, receberá orientações dos cartórios eleitorais e poderá fazer treinamento presencial ou à distância. Fique atento à data e ao local do treinamento indicados no comunicado enviado pela Justiça Eleitoral.
Assessoria