O Instituto de Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) iniciou uma fase de testes para iluminação de pontos de ônibus em Foz do Iguaçu. O sistema será alimentado por painéis solares para captação de energia, que, além de iluminação, também disponibilizará entradas USB para carregar celulares.
Segundo o diretor superintendente do Foztrans, Fernando Maraninchi, três pontos irão fazer parte dos testes. Um na Avenida Jorge Schimmelpfeng, em frente à igreja matriz, onde o sistema já foi instalado, outro na Avenida JK, em frente à Unifoz, e o terceiro em Três Lagoas, em frente à praça.
A fase de teste deve durar cerca de três meses, e, se não houver vandalismo, os outros 154 pontos do corredor turístico deverão receber o sistema. A empresa responsável pela instalação é Enerluz. Nesta fase de testes, cada um dos pontos vai receber um sistema diferente de iluminação, para definir qual será o mais eficiente.
Se aprovado, o recurso para a instalação nos demais pontos deve custar cerca de 500 mil reais e a instalação ocorreria no início do ano que vem.