O secretário de Segurança do Estado do Paraná, Júlio Reis, participou nesta quinta-feira (21) do programa Contraponto, a voz do povo, na Rádio Cultura de Foz do Iguaçu, falando sobre o relatório da AISP – Área Integrada de Segurança Pública.
O relatório mostra a diminuição dos crimes de furto e roubo de veículos e à comércios em Foz do Iguaçu, no primeiro trimestre deste ano.
Dados de Foz:
Crimes contra o patrimônio: – 11,3%
Roubos: -29,8%
Furto de veículos: -3.64%
Roubo de veículos: -47%
Roubo em ambientes públicos: -13,1%
Furto em residências: -11%
Roubo em residência: -56,3%
Furto em comércio: -22,3%
Roubo em comércio: -65,1%
O secretário falou ainda sobre o déficit de servidores nas delegacias da Polícia Civil, onde em algumas cidades faltam delegados e outros profissionais de polícia. Segundo Reis, a aposentadoria precoce acaba influenciando nessa defasagem, mas, ressalta, que a situação do Paraná ainda é melhor que em outro estados. Para resolver a situação de presos em delegacias, o secretário informou sobre obras em andamento em várias cidade, com ampliação de penitenciárias.
Outra novidade, é o flagrante por áudio e vídeo. Com isso, o auto de prisão em flagrante que demorava até duas horas, agora leva 25 minutos. “É preciso investir em tecnologia”, disse.