O novo diretor financeiro executivo da Itaipu Binacional, Mário Antônio Cecato, tomou posse na tarde de segunda-feira, 18, numa solenidade simbólica, no escritório da usina, em Curitiba. Servidor de carreira do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE), ele se comprometeu a apoiar os demais diretores e a dar continuidade aos projetos da empresa.
Participaram da solenidade o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm, o diretor jurídico, Cézar Ziliotto, o diretor técnico executivo, Mauro Corbelini, o diretor administrativo, João Pereira, e o diretor de Coordenação, Newton Kaminski.
Entre os principais desafios no horizonte do novo diretor, está a renegociação do Anexo C, a parte financeira do Tratado de Itaipu, que expira em 2023, o que para ele, é um prazo curto devido à complexidade do tema. “Por isso, acho que os trabalhos para essa renegociação têm que ser feitos com antecedência”.
Outro tema em pauta que diz respeito à Diretoria Financeira é a possibilidade de fiscalização pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para Cecato, é um assunto que precisa ser visto com cautela. “Onde há recursos públicos tem que ter fiscalização. Mas não sei se submeter ao TCU seria o formato adequado. Uma eventual fiscalização do TCU tem que ser muito bem pensada em função da relação com o Paraguai”, disse ele.
A cerimônia de posse nesta segunda-feira foi um ato protocolar, uma vez que Cecato já iniciou o trabalho como diretor na semana passada, após a assinatura oficial do Livro de Posse da Itaipu, no dia 8 de junho (a nomeação pelo presidente Michel Temer foi publicada no Diário Oficial da União no dia 1º).
Servidor do TCE desde abril de 1993, Cecato chegou a ocupar o cargo de Diretor de Contas Municipais e, mais recentemente, vinha atuando como analista de controle do tribunal.
Para Marcos Stamm, a posse de Cecato tem uma dupla importância. “Primeiro, por ele estar vindo para a Diretoria Financeira, onde tive o prazer de me integrar à equipe da Itaipu. Em segundo, porque agora a diretoria está completa novamente, não apenas numericamente, mas pela qualidade”, afirmou Stamm, que ocupava o cargo de diretor financeiro pouco mais de um ano até sua nomeação para a diretoria geral, no último dia 13 de abril.
Itaipu Binacional