Como começou?
Isabel Salvatti, Iti Rafagnin e os sócios são de famílias tradicionais dos ramos da gastronomia e hospitalidade em Foz do Iguaçu. O casal vem amadurecendo a ideia de abrir uma trattoria italiana há dois anos. O desejo se tornou mais latente depois de uma viagem da família ao interior da Itália para a comemoração das Bodas de Ouro dos pais de Isabel, Santo e Ivanilde Salvatti. “Ficamos com muita vontade de trazer um pouco de tudo o que vimos para os moradores da fronteira,” disse Isabel. Um ano atrás, começou a reforma da casa que se transformaria num restaurante cheio de personalidade. Os arquitetos Carlos D´Andréa, de Foz do Iguaçu, e Maria Cláudia Mastrangello, de São Paulo, assinam os projetos de estrutura e de interior, respectivamente.
Cada espaço, uma região da Itália
O restaurante foi dividido em ambientes batizados com nomes de regiões e cidades italianas. “No espaço Roma,” revelou a arquiteta Maria Cláudia Mastrangello, “instalamos uma fonte de água que remete à Fonte de Trevi”. Outros exemplos são: a varanda Capri e o Salão Veneza, espaço escolhido para eventos e festas particulares. Todo madeiramento da casa antiga foi reaproveitado e as janelas venezianas também, propondo combinação com tijolos maciços e vidro, numa mescla de elementos rústicos e sofisticados. Para o arquiteto Carlos D´Andréa, o conceito do restaurante é de espaço múltiplo, com característica industrial, tendo os componentes totalmente à mostra. Ele considerou: “O resultado desejado é dar ao cliente a experiência de estar vivenciando a passagem do tempo através dos materiais e das cores”.
Equipe de ouro
O Bona Trattoria vai gerar mais de 40 empregos diretos. A maior parte da equipe é de Foz do Iguaçu. Um exemplo é Elton da Silva Langnier, de 23 anos, que será um dos responsáveis pela elaboração de massas caseiras do Bona, como: tonnarelli, tagliolini, ravioli, tortelli, spaghetti e pennine, entre outras. Na cozinha show, o chef Mateus Dalmoro, vindo de Santa Catarina e o chef Daniel Costa, que atuava em Gramado/RS, irão coordenar a elaboração dos pratos. A chef Amanda Portela, com passagem pela França, dará um toque de delicadeza às sobremesas. Quem assume a gerência do Bona Trattoria é o sommelier Léo Rodrigues, com experiência de dez anos de trabalho na Itália.
O cardápio
O cardápio do restaurante tem nome e sobrenome italianos. O renomado chef Salvatore Loi, nascido na Sardenha, assina os pratos. Atualmente, ele atua na cena gastronômica de São Paulo, mas tem passagens por restaurantes em Milão e em outros pontos da Europa. O talentoso Salvatore Loi esteve à frente do Grupo Fasano por 13 anos, foi eleito “chef do ano” pela Revista Veja, em 2001, e pelo Guia Quatro Rodas, em 2002. Sua maior premiação foi: melhor restaurante italiano da América Latina (The Worlds 50 Best Restaurant Award). O chef italiano estará presente à abertura do Bona Trattoria, nesta segunda-feira (18), ocasião em que serão preparados, pela primeira vez aos clientes, pratos como: Morbido in crosta di olive e cioccolato bianco (Burrata em crosta de azeitonas pretas e raspas de chocolate branco), Lasagna di vitella (Lasanha com ragu de vitela, azeite trufado e fonduta de grana padano) e uma exclusividade do Bona: Tonnarelli Freschi con Frutti di Mare (Tonnarelli Fresco com Frutos do Mar).
O Bona será o primeiro restaurante paranaense a contar com a consultoria do chef italiano. “É uma praça nova para mim e, por isso, um desafio,” apontou ele. Salvatore Loi explica que produz pratos autorais, mantendo a base na cozinha clássica italiana. “Assim, consigo colocar em prática as ideias que tenho na cabeça, trabalhando para a evolução da cozinha clássica e me divirto muito com isso!,” contou. Mas o chef considera que, para agradar ao paladar dando espaço à criatividade, é preciso ter muito bom senso: “Quando decido misturar azeitona, burrata e chocolate branco significa que já fiz várias tentativas, levando em conta o tipo de queijo, o tipo de gordura do chocolate, a acidez dos ingredientes… Provo até chegar ao equilíbrio”.
A localização do Bona Trattoria
O Bona Trattoria fica na Rua Almirante Barroso, 883, no centro de Foz do Iguaçu – área gastronômica da cidade. “Havia muita cobrança por parte dos nossos clientes, nos pedindo um lugar em que se sentissem em casa para passar e beber alguma coisa, experimentar uma entrada, saborear um bom vinho. É esse ambiente familiar que vamos oferecer”, comemora Isabel Salvatti. Aos apreciadores da culinária italiana: benvenutos!
Assessoria