Na manhã desta quinta-feira (07), o município de Santa Terezinha de Itaipu e a Associação de Catadores de Resíduos Recicláveis e/ou Reaproveitáveis de Santa Terezinha de Itaipu (ACARESTI) realizaram a Assinatura de Contrato para Coleta e Processamento de Materiais Recicláveis, o que deve contribuir ainda mais com os serviços já realizados pelos agentes ambientais da Acaresti, além de proporcionar mais autonomia na realização dos trabalhos.
Para prefeita, Neide Mariot Corrente, esse é mais um marco histórico para o município. “Nós conhecemos a realidade e todo o processo de evolução no decorrer desses anos, com relação ao trabalho realizado pelos catadores, que agora terão mais autonomia para gerenciar suas atividades. Sem dúvidas, esse é um momento histórico para Santa Terezinha”, destaca.
Durante cerimônia realizada no Centro de Triagens de Materiais Recicláveis da Acaresti, o município também recebeu o Certificado de Participação no Programa Cidades Sustentáveis e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, entregue pelo diretor técnico do Parque Tecnológico Itaipu, Cláudio Osako. “A cerimônia consolidou os excelentes resultados obtidos nesses dois anos de trabalho, que teve como foco a gestão de resíduos sólidos. Santa Terezinha está de parabéns. É gratificante fazer parte deste momento”, destaca Osako.
De acordo com o assistente da direção de coordenação da Itaipu, Gilmar Secco, é uma satisfação muito grande poder fazer parte de conquistas como essas. “Santa Terezinha é um exemplo para os demais municípios. Prova disso, foi a entrega do plano de gerenciamento de resíduos sólidos, assinatura de contrato para coleta e processamento de materiais recicláveis e entrega do certificado de participação no programa cidades sustentáveis, que tem feito da Acaresti, uma das experiências mais exitosas nesse segmento”, acrescenta.
Vale destacar, que essas e outras conquistas são possíveis graças ao comprometimento dos profissionais e demais envolvidos com a ACARESTI, bem como colaboração de toda população itaipuense, que não tem medido esforços na separação e, consequentemente, destinação correta dos materiais recicláveis, fazendo de Santa Terezinha de Itaipu, a cidade com maior coleta de recicláveis per capta do país, chegando a mais 5kg/mês por habitante.
Para vice-presidente da Acaresti, Telvina Ascari da Silva, esse é um momento de orgulho para toda equipe. “Para nós é um momento de muito orgulho, pelo o que nós representamos para o município e por sermos referência para as demais cidades. Acredito que a união e o comprometimento de todos, é o que tem feito possível todas estas conquistas. Mas, é preciso lembrar que sem a colaboração da população isso não seria possível. Por isso, peço que os itaipuenses continuem nos ajudando”, explica.