Há décadas a comunidade de descendentes árabes é conhecida no Paraguai com representação no futebol, artes e política. Mas, pela primeira vez um descendente árabe ocupará a presidência da República. No próximo dia 15 de agosto, toma posse o presidente eleito Mario Abdo Benítez, do Partido Colorado.
Marito, como é conhecido pelos paraguaios, é descendente sírio. O avô, Juan Abdo, chegou ao Paraguai na década de 1910, sendo o primeiro a chegar ao país com este sobrenome, pela cidade de Pedro Juan Caballero, na fronteira com o Brasil. A informação está no livro “Árabes en Paraguay”, de José Daniel Nasta.
O autor conta que a migração inicial se deu pelas diferenças religiosas, quando os árabes cristãos se sentiam descriminados pelos muçulmanos. Por isso, a primeira migração foi de árabes cristãos. Como os árabes, na maioria, não falavam espanhol, ao chegar no Paraguai eram registrados com nome e sobrenome de pronúncia parecida, mas com grafia diferente.
No caso do vô de Marito, o nome em árabe seria Reduan Abdo, mas em espanhol ficou como Juan Abdo. Nesta época, assim como em outros países sul americanos, os imigrantes árabes se dedicaram ao comércio. Abdo, ao chegar no Paraguai comprou um pequeno caminhão para trabalhar com transporte comercial, que depois doou ao Exército para ajudar na Guerra do Chaco (1932-1935). No livro, a ação é vista como uma demonstração de amor ao novo país.
Entre outras personalidades paraguaias com descendência árabe estão Miguel Bajac, juiz da Suprema Corte; o ex-chanceler, Bader Rachid Lichi; o cantor de música tradicional paraguaia, Quemil Yambay e Osvaldo Domínguez Dibb, histórico ex-dirigente do Clube de Futebol Olímpia.
Fonte: Agência EFE
Tradução: Dante Qudra