A maior agência de viagens offline da China, a China Internacional Travel Service (CITS), vai lançar pacotes turísticos para Foz do Iguaçu. A informação é do secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla. Ele participou da negociação com o presidente CEO da CITS, Xue Xiaogang, o diretor comercial da agência chinesa, Dun Jidong, o vice-ministro de Turismo do Brasil, José Parente, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho e o consultor para o mercado chinês Bob Wei, em Pequim.
O primeiro pacote a ser comercializado pela CITS será para o Festival da Lua Cheia, quando ocorre um dos mais tradicionais feriados do calendário chinês. O evento será realizado na última semana de setembro em Foz do Iguaçu, com atrações artísticas dos dois países e transmissão ao vivo para a TV Chinesa.
Segundo Piolla, a China Internacional Travel Service é uma das gigantes no mercado mundial de viagens. A empresa é responsável pelo atendimento de mais de 50 milhões de turistas chineses que viajam anualmente para fora do país.
“É o início concreto de uma grande parceria entre o Destino Iguaçu e a maior agência chinesa de viagens. Ano passado, visitaram as Cataratas do Iguaçu 14.968 turistas chineses. A China é o décimo país em visitação turística às Cataratas do Iguaçu. Hoje à tarde aqui em Pequim, visitamos também a Tuniu, uma das maiores agências de viagens online da China, para iniciarmos uma parceria de futuro”, afirma Piolla.
A Tuniu, uma das agências de viagens online mais populares da China, desenvolve um plano de expansão com destinos turísticos para atender o mercado de viagem internacional do país.
A empresa também planeja construir uma rede de serviço turístico local através da parceria com agências de viagens, hotéis e outros estabelecimentos locais para elevar a competitividade de mercado e a experiência dos clientes. Atualmente, a agência já trabalha em conjunto com três parceiros no Japão, Tailândia e os Estados Unidos.
Mercado chinês
O mercado chinês corresponde a 130 milhões de pessoas, porém, hoje, menos de 1% de turistas viajam para a América do Sul. De acordo com o Ministério do Turismo, o perfil do turista chinês é predominantemente jovem. Dois terços deles pertencem aos chamados millennials, entre 15 e 35 anos. A despesa média de viagem é de US $ 1.400 o que equivale a aproximadamente R$ 5.180.
Promoção conjunta
Neste mês, o diretor do Iguassu Convention Visitors e Bureau (ICVB), Basileu Tavares, e o gestor de Turismo da Itaipu no lado brasileiro, Alexandre Pacheco, acompanharam representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e do Consulado Brasileiro na China, em reunião com a maior operadora de turismo online do país para estabelecer uma parceria de promoção do Destino Iguaçu. A Ctrip é detentora de 70% das compras online no mercado chinês.
Uma comitiva composta por representantes de organizações governamentais e não governamentais do Brasil e Argentina, entre elas os ministérios do Turismo brasileiro e argentino, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e a Inprotur (Instituto Nacional de Promoción Turística), o Iturem (Ente Municipal de Turismo de Iguazú), o Instituto New7 Wonders, o Iguassu Convention & Visitors Bureau, a Itaipu Binacional, a Secretaria Municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu e o Iguazú Convention Bureau, também realizou uma promoção conjunta das Cataratas do Iguaçu, uma das 7 Maravilhas Mundiais da Natureza, em quatro cidades: Beijing, Xangai, Guangzhou e Hong Kong, neste mês.
De Foz do Iguaçu participaram do roadshow a servidora Celia Andrade, da Secretaria, Alexandre Pacheco, da Itaipu Binacional, e Basileu Tavares, do ICVB.
FOZ DESTINO DO MUNDO