O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) realizou uma operação na quinta-feira (31), de retirada das placas de publicidade irregular fixadas em toponímicos – postes com placas com nomes de ruas – em canteiros centrais das avenidas da cidade.
O diretor-superintende do Foztrans, Fernando Maraninchi, explicou que esse tipo de publicidade contraria o Código Brasileiro de Trânsito, a Lei de Publicidade e o Código de Postura do Município. “As empresas se aproveitam dos toponímicos. Uma empresa explora essa publicidade vendendo aos empresários a falsa ideia de que essa propaganda é regular”, disse.
Essa primeira ação foi apenas de retirada da publicidade. Maraninchi orienta que se voltar a ocorrer as empresas divulgadas nas placas serão multadas.
A prefeitura está em fase de conclusão de uma licitação para esse tipo de publicidade, abrindo concorrência com empresas interessadas em explorar a atividade não apenas no toponímicos, mas também em imóveis, lixeiras públicas e abrigos de ônibus.