Um recorde de 4.185 terawatt-horas de eletricidade foram gerados por usinas hidrelétricas em 2017, de acordo com o Relatório Anual 2018 da Associação Internacional de Hidreletricidade (International Hydropower Association), da qual a Itaipu é integrante. O relatório foi lançado nessa quinta-feira (24), em Pequim, na China, e pode ser lido na íntegra (em inglês) clicando aqui..
Esta é a quinta edição do Relatório, que fornece estatísticas para capacidade instalada e geração estimada por país e por região. Ele oferece insights e principais tendências do setor e destaca os resultados de uma pesquisa setorial dos principais tomadores de decisões sobre o futuro da energia hidrelétrica.
De acordo com o documento, a capacidade instalada global de usinas hidrelétricas aumentou para 1.267 gigawatts (GW) em 2017. Cerca de 21,9 GW de capacidade foram adicionados, incluindo 3,2 GW de armazenamento bombeado, elevando a capacidade de armazenamento bombeado global para 153 GW.
A China consolidou seu status como o maior produtor mundial de energia hidrelétrica, respondendo por quase metade da capacidade instalada global de 9,1 GW. Seguiram-se o Brasil (3,4 GW), a Índia (1,9 GW), Portugal (1,1 GW) e Angola (1,0 GW).
Ao gerar eletricidade a partir de energia hidrelétrica em vez de carvão, em 2017 o mundo evitou aproximadamente 4 bilhões de toneladas de gases do efeito estufa – e evitou um aumento de 10% nas emissões globais de combustíveis fósseis e indústria – segundo análise da IHA. Também evitou a emissão de 148 milhões de toneladas de partículas poluidoras do ar, 62 milhões de toneladas de dióxido de enxofre e 8 milhões de toneladas de óxido de nitrogênio.
JIE