A greve dos caminhoneiros não afetou os voos com destino ou partida pelo Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu. Nesta segunda-feira (28), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que o terminal aéreo opera normalmente, sem cancelamento de voos.
Na quinta-feira (24), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltou um caminhão carregado com combustível para avião até o Aeroporto de Foz do Iguaçu. Além disso, a maioria dos voos para a cidade são oriundos de Guarulhos, em São Paulo e Galeão, no Rio de Janeiro, terminais que contam com gasoduto próprio.
A falta de combustível para avião afeta oito aeroportos brasileiros nesta segunda-feira, em São José dos Campos (SP), Uberlândia (MG), Ilhéus (BA), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Teresina (PI).
Apesar da falta de querosene, os aeroportos estão abertos e têm condições de receber pousos e decolagens. Nos terminais em que o abastecimento está indisponível no momento, as aeronaves que chegarem só poderão decolar se tiverem combustível suficiente para a próxima etapa do voo.
A Infraero alertou aos operadores de aeronaves que avaliem o planejamento de voos para definir a melhor estratégia de abastecimento, de acordo com o estoque disponível nos terminais de origem e destino.