“Apontado pela Organização Mundial da Saúde como o principal causador de cegueira, o Glaucoma é uma ameaça permanente, que pode roubar a visão sem que a pessoa perceba. Quando os sintomas aparecem, as perdas de visão são irreversíveis. Estima-se que ao menos um milhão de brasileiros já sejam portadores da doença, sem perceber”.
O alerta é da oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel Letícia Cantelli Daud, especialista em glaucoma clínico e cirúrgico, lembrando no último 26 de maio, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Doença (a campanha inclui iluminação em cor verde, da fachada do Hospital neste sábado).
Doença silenciosa
Existem vários tipos desta doença, que inicialmente não apresenta sintoma algum. A grande maioria dos casos, está relacionada com o aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e, em consequência, o comprometimento da visão, levando à perda progressiva e estreitamento do campo visual. Caso este processo não seja controlado, pode levar à cegueira total.
Como prevenir
Segundo a oftalmologista do Hospital de Olhos de Cascavel, não existe cura para o glaucoma. “Mas o fato de se identificar o problema logo em seu começo pode fazer toda a diferença. Com tempo hábil, podemos prevenir, atrasar ou mesmo estabilizar a visão, detendo a progressão da doença”, observa, lembrando que existem alternativas de tratamento e até mesmo cirúrgico.
O problema está em que na fase inicial o glaucoma não apresenta sintomas. “Esta é mais uma razão para que as pessoas, especialmente quem tem mais de 40 anos ou se inclui nos grupos de risco maior, realizem seu check-up anual com o oftalmologista, porque o diagnóstico precoce pode ser decisivo. Quanto antes for identificado, menor o risco de sequelas”, diz.
Grupos de risco
O desconhecimento em relação à gravidade da doença e à necessidade de exames preventivos periódicos, são grandes problemas, explica a médica oftalmologista Letícia Cantelli Daud, lembrando que a Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) encomendou ao Ibope uma avaliação sobre quanto a população conhecia da doença. “O resultado foi que 40% dos entrevistados não sabiam que Glaucoma não tem cura e um terço dos entrevistados com mais de 40 anos (a faixa de idade mais sensível à doença), sequer sabiam o que de fato vem a ser Glaucoma”.
Segundo a Oftalmologista, todas as pessoas estão sujeitas. Mas as estatísticas apontam uma incidência maior de Glaucoma entre pessoas com mais de 40 anos, que sofrem de enxaqueca, têm miopia e entre orientais e negros. “Em todos os casos, a consulta periódica ao oftalmologista é a forma mais segura para prevenir”, observa.
Sobre o Hospital de Olhos de Cascavel
Com sede em Cascavel, cidade-polo da região Oeste do Paraná, o Hospital de Olhos conta com uma equipe de 19 oftalmologistas e equipamentos de última geração, para diagnosticar e tratar as mais diversas patologias que podem afetar a saúde ocular. Reúne, na mesma estrutura, exames, tratamentos e ambientes confortáveis para a internação. Conta com cinco centros cirúrgicos. Para maiores informações, acesse www.hospitaldeolhos.com.br
Assessoria