Entre a noite de quinta-feira (24) e manhã desta sexta-feira (25), foram abordados diversos veículos que adentravam o Brasil transportando combustível de forma irregular. A situação tem ocorrido devido a paralisação dos caminhoneiros e a falta de combustível nos postos de Foz do Iguaçu. Desta forma, foram realizadas diversas retenções do produto, pois a importação e o transporte de combustíveis devem seguir a legislação específica da Agência Nacional do Petróleo (ANP). As apreensões totalizaram aproximadamente 900 litros, chegando a um valor estimado de R$2,3 mil.
A Receita Federal fará a destinação dos combustíveis apreendidos para a Prefeitura de Foz do Iguaçu, atendendo um pedido de urgência para abastecimento das viaturas do município.
A Operação Fronteira Integrada está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalização atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON, Força Nacional de Segurança Pública– FNSP e Foztrans – Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu.
Assessoria