Na manhã desta quarta-feira (23), a Polícia Federal em Foz do Iguaçu deflagrou a “Operação Laranja”, cumprindo três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Trata-se de operativo originado a partir de apreensões de ônibus de turismo utilizados para o transporte de mercadorias de origem estrangeira oriundas do Paraguai (muamba), dentro das quais eram transportados produtos ilícitos como bloqueadores de sinal de celular, armas, munições e drogas.
Os produtos eram ocultados no interior das mercadorias, as quais eram transportadas por meio de “laranjas”, ou seja, pessoas contratadas especificamente para levar cotas de muamba. Os “laranjas”, por muitas vezes, não tinham conhecimento sobre o que estava sendo transportado.
A descoberta dos produtos ilícitos se deu após a deslacração dos ônibus apreendidos e verificação das mercadorias por parte da Receita Federal. Ao todo foram apreendidos 4 Pistolas, 6 carregadores, 1.150 munições de calibres permitido e restrito, 6 bloqueadores de sinal de celular, cerca de 1 Kg CRACK e 2 Kg HAXIXE. Além dos dois presos, foram apreendidos um jet ski e uma motocicleta. Os envolvidos irão responder pelos crimes de descaminho, contrabando, tráfico internacional de armas e munições de calibre restrito e tráfico internacional de drogas, bem como por associação criminosa.
Fonte: Assessoria PF/Foz