Um veículo Kia Soul, com placas de São Paulo/SP, foi abordado em uma pousada na cidade Jesuítas/PR, após suspeita de transportar mercadorias. Os ocupantes eram o condutor e um passageiro, ambos de 28 anos e residentes da cidade de Foz do Iguaçu/PR. Ao iniciar inspeção no interior do veículo, foram encontradas diversas caixas acondicionadas no bagageiro e no banco traseiro, elas estavam carregadas com diversas caixas com relógios. O carro foi lacrado e encaminhado para a Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu. Após a deslacração do veículo e contagem das mercadorias, verificou-se que havia 5.101 unidades de relógios que contabilizaram aproximadamente R$ 62 mil.
Em declaração, o condutor afirmou que as mercadorias tinham como destino São Paulo/SP. O veículo e as mercadorias foram apreendidos e os passageiros liberados, porém será enviada representação fiscal para fins penais ao Ministério Público Federal para apuração dos ilícitos.
Já à tarde, por volta das 14h, um ônibus de turismo, que fazia a linha Foz – Rio de Janeiro, foi abordado durante a fiscalização na barreira da Operação Muralha, próxima do pedágio em São Miguel do Iguaçu/PR. Inicialmente, foi realizada uma vistoria no interior do veículo entre os bancos dos passageiros, porém nada foi encontrado. Em seguida, durante vistoria em uma das malas de um dos passageiros que estava no bagageiro, foram encontrados cinco tabletes de substância análoga a maconha, além de 24 embalagens com 33 papéis de seda cada, que possivelmente seria para o consumo da droga. A substância pertencia a um homem de 35 anos, que alegou ter pego o entorpecente em Foz do Iguaçu e que levaria uma parte para o próprio consumo e a outra seria destinada a venda em Ubatuba/SP.
O passageiro foi preso e encaminhado para a Delegacia da Polícia Civil de São Miguel do Iguaçu para os procedimentos cabíveis legais.
A Operação Muralha, desenvolvida na região de Foz do Iguaçu, iniciou sua primeira fase no ano em 30/04/18. As ações estão sendo desenvolvidas na barreira fixa montada próxima ao pedágio de São Miguel do Iguaçu/PR, com revezamento de equipes nas 24h do dia, e nas estradas vicinais, lago do reservatório de Itaipu e Rio Paraná através de incursões das equipes volantes de prontidão.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Exército, Marinha, Aeronáutica, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Polícia Militar do Paraná, Polícia Civil e Departamento de Inteligência do Estado do Paraná – DIEP), Ministério Público Estadual e GGIFRON-PR.
Assessoria