O Ministério da Segurança Nacional da Argentina informou que investirá 35 milhões de dólares em quatro sistemas integrados de controle de fronteira. Os equipamentos comprados em Israel serão instalados em Puerto Iguazú, Aguas Blancas, Salvador Mazza e La Quiaca (Jujuy).
As autoridades argentinas explicaram que o equipamento de controle são os mesmos utilizados nas fronteiras israelenses, com vigilância eletrônica através de câmeras em globos aerostáticos, a uma altura de 600 metros. Nesta distância, é possível observar um veículo em uma distância de 15 quilômetros e uma pessoas a 7 quilômetros. Um dos principais objetivos é detectar pistas ilegais.
O controle faz parte de uma série de investimentos em segurança feitos pelo governo da Argentina, para preparar o país para receber a Cúpula do Grupo dos 20 (Os 20 países mais ricos) que acontece nos dias 30 de novembro de 1° de dezembro deste ano, em Buenos Aires. O país deve receber 20 mil participantes que discutirão temas como economia, educação, energia e agricultura.
Com informações: El Tribuno