Na noite desta quinta-feira (12), no âmbito da Operação Fronteira Integrada, na Ponte Internacional da Amizade, ação conjunta entre servidores da Receita Federal, policiais do BPFron e da Força Nacional resultou na apreensão de um revólver e munições.
Um mototáxi com placas paraguaias, ocupado pelo condutor e o passageiro, um homem de 40 anos, atravessava a Aduana por volta das 23 h quando foi abordado pela fiscalização. Durante abordagem, foi solicitado que os passageiros descessem do veículo para que pudessem fazer uma vistoria mais detalhada. O passageiro demonstrou nervosismo excessivo e ficou exaltado ao ser questionado pela fiscalização. Em revista ao mesmo, foi encontrada uma pistola calibre 38, além de 100 munições do mesmo calibre, 100 projéteis de alto calibre e um carregador que estavam ocultos ao corpo do indivíduo. Em declaração, o homem não quis informar para quem seria entregue a mercadoria, mas receberia R$1000 pelo transporte.
Diante dos fatos, o passageiro foi encaminhado juntamente com os ilícitos para a Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais cabíveis.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros. Participam da Operação a Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar do Paraná – BPFRON.
Assessoria