O Prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro fará uma prestação de contas referente ao primeiro ano de mandato, nesta quarta-feira (2), às 19 horas na Câmara de Vereadores.
A cerimônia, que é aberta ao público, contará com a presença do vice-prefeito, Nilton Bobato, secretários municipais, diretores de pastas, além de representantes de associações de moradores e convidados.
Durante a prestação de contas e o balanço do primeiro ano de governo, Chico deve destacar alguns eixos importantes, como o pagamento de mais de R$ 62 milhões de dívidas deixadas pela antiga gestão, o reequilíbrio das contas públicas e a retomada de obras paradas pela Operação Pecúlio. Também serão citados projetos em andamento, como o Programa de Regularização Fundiária, as obras de combate a alagamentos, grandes investimentos na educação e a construção de três novos CMEIS, em Três Lagoas, Cidade Nova e Jardim São Roque.
A recuperação econômica do município em menos de 365 dias de governo foi o maior desafio da atual gestão. “Recuperamos a credibilidade do município, e passamos de nota C para nota A junto ao Tesouro Nacional, demonstrando não só o equilíbrio entre arrecadação e investimentos, mas também em honrar o pagamento de todos os fornecedores e credores da prefeitura”, disse Chico.
Obras
Outro destaque é a retomada das obras paradas, como das avenidas Andradina, Felipe Wandscheer e a Olímpio Rafagnin, que será reiniciada nos próximos dias; duas unidades de saúde, no Cidade Nova e Jardim São Roque; o CER VI (Centro Especializado em Reabilitação); Praças do Mitre, da Bíblia e da Paz, além dos três campos de futebol e do ginásio do Ouro Verde, que estava danificado desde a chuva de granizo em setembro de 2015. “Essas obras ajudam na mobilidade urbana, geram empregos e contribuem para recuperar a autoestima dos moradores”, afirma o prefeito.
Outra importante meta atingida é o inicio das obras do programa contra alagamentos, que visa superar uma dificuldade histórica da cidade. O trabalho começou pelo Jardim São Luiz e deve ser estendido para outras regiões, como Jardim Universitário e Vila Brás.
Saúde
Na área da Saúde, foram contratados mais de 170 médicos em um ano de gestão. O Laboratório Municipal, que ficou desativado na antiga gestão, hoje realiza mais de 60 mil exames por mês. O Hospital Municipal realiza, em média, 600 cirurgias por mês (entre eletivas e cirurgias de urgência). O município também firmou convênio com o Hospital Cataratas, onde são realizadas as cirurgias eletivas.
“Reabrimos a Upa Morumbi, que atende cerca de 500 pessoas por dia. Só no ano passado pagamos R$ 13 milhões em dívidas da gestão Reni Pereira ao Hospital Costa Cavalcanti, muitos fornecedores também foram pagos. Houve um grande avanço e muitos investimentos, mas a saúde é um aperfeiçoamento constante, ela não se resolve da noite para o dia”, pontua o prefeito.
Na busca por melhorias, o Governo Chico Brasileiro segue nas tratativas com os governos estadual e federal a fim de garantir novos investimentos que permitam o desenvolvimento permanente da cidade.
Assessoria