O Comando do 8º Distrito Naval (Com8DN), por intermédio da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), atendeu 309 candidatos a condutores amadores no Oeste do Paraná no primeiro quadrimestre de 2018 com a aplicação de Exames de Habilitação de Arrais Amador e Motonauta.
No dia 20 de abril, uma equipe de militares aplicou a primeira prova fora da sede da CFRP para 130 candidatos no município de Cascavel. Em 25 de abril, outros 39 candidatos realizaram o Exame de Habilitação em Foz do Iguaçu – cidade na Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Com isto, o mês de abril encerrou com 169 candidatos atendidos, somados aos 140 candidatos que prestaram a prova nos meses de janeiro, fevereiro e março.
As provas, que compõem o processo de habilitação de condutores para embarcações de esporte e recreio, na navegação interior, em águas abrigadas, em caráter particular, são aplicada em salas de aula e no auditório da Capitania Fluvial do Rio Paraná toda a última quarta-feira do mês. Além disto, são aplicados exames fora de sede esporadicamente em cidades com demanda.
A procura por este tipo de serviço da Autoridade Marítima é grande nos 144 municípios que compõem a jurisdição da CFRP, devido às características hidrográficas do interior do Estado do Paraná, que favorece a navegação de esporte e recreio em rios, lagos e reservatórios de aproveitamento hidrelétrico.