Um grupo de manifestantes foi às ruas de Cidade do Leste na noite de terça-feira (24), contra o resultado da eleição do último domingo. Os eleitores de Efrain Alegre, segundo colocado nas eleições presidenciais, denunciam supostas fraudes durante as eleições. Os manifestantes se reuniram no km 7, da Ruta Internacional, onde atiraram fogos de artifício em um outdoor com a imagem do presidente Horácio Cartes.
Durante a campanha presidencial vídeos foram compartilhados nas redes sociais mostrando o colorado Mario Abdo Benítes, supostamente entregando dinheiro à eleitores. Benites venceu às eleições com 46.49% dos votos, contra 42.72% do liberal Alegre. A diferença de quatro pontos deu argumento para um pedido de recontagem dos votos.
Na capital Assunção, manifestantes foram até a frente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), pedindo investigação nas denúncias de fraude.
O representante do Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), Cristian González, disse que não aceitará o resultado das eleições até que cada documento seja revisado. O resultado oficial das das eleições ainda não foi confirmado pela Justiça Eleitoral do Paraguai.
“Existe uma desconfiança sobre o resultado oficioso. O resultado das mesas eleitorais nós respeitamos, mas questionamos a informação transmitida através da TREP que pode ter modificado o resultado final”, disse.
No Paraguai, o voto é em forma de lista. Uma cartela com os candidatos é entregue e os eleitores devem perfurar o escolhido. Depois, a cartela é colocada em uma urna de plástico transparente. A contagem dos votos é feita de forma eletrônica e o resultado de cada mesa eleitoral é transmitido para uma central.