As famílias residentes da Vila Bananal, área rural de Foz do Iguaçu, receberam no último sábado (21), a ação de cidadania promovida pelo Governo Municipal com o apoio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil (9°Coredec). A ação levou serviços de saúde, educação, segurança e lazer para a comunidade. Atividade contou com autoridades de Foz do Iguaçu e de São Miguel do Iguaçu.
A Vila Bananal é um distrito que pertence ao município de Foz do Iguaçu, mas que acabou isolado da cidade com a formação do lago de Itaipu. Atualmente as cerca de 30 famílias moradoras no local, que fica cerca de 40 km de distância do centro da cidade.
No local estavam disponíveis diversos de testes de saúde como de HIV, sífilis, hepatite, diabete, orientações odontológicas, além de serviços como regularização do Bolsa Família, consultas a multas, orientações escolares, revisão de cadastro social, atividades de recreação e lazer para as crianças, entre outras atividades. A comunidade ainda teve a oportunidade de apresentar pessoalmente ao prefeito Chico Brasileiro e aos secretários, as antigas e importantes reivindicações da localidade.
De acordo com o Chico Brasileiro, a ação de cidadania desenvolvida na Vila Bananal integra a estratégia do Poder Executivo em tornar a prefeitura cada vez mais próxima dos moradores, “A prefeitura tem e deve estar mais presente na vida da população em um modo geral. Sabemos que há uma dívida histórica do município de Foz do Iguaçu com a Vila Bananal, por isso, estaremos realizando de forma permanente mais ações inclusivas e de integração”, explicou o prefeito.
Em conversa com a comunidade, Chico Brasileiro, anunciou que a Vila Bananal será contemplada com ações do programa de recuperação das estradas rurais, ação que pretende, além de facilitar a mobilidade e a vida dos moradores, ajudar também no escoamento da safra, já que os agricultores são maioria na região. O serviço será financiado pela prefeitura de Foz do Iguaçu com o apoio da Itaipu Binacional.
Ivanor Loch, um dos representantes da comunidade, agradeceu a forma em que a atual gestão tem tratado a localidade: “Todo nós, moradores da Vila Bananal, só temos de agradecer a forma parceira e o apoio que a prefeitura tem nos dados”, afirmou.
A secretária extraordinária de direitos humanos e relações com a comunidade, Rosa Maria Jeronymo, destacou que o Município estará trabalhando de forma permanente para deixar os serviços essenciais sempre próximos à população. “Por muito tempo a Vila Bananal foi esquecida pelo poder público. Após conversar com a comunidade e ouvir as reivindicações, realizamos hoje este primeiro serviço de cidadania. Já estamos trabalhando com metas e ações permanentes para melhorar a vida das pessoas que moram aqui” pontuou.
Fonte: AMN