O presidente paraguaio Horácio Cartes esteve na última sexta-feira (13) em Cidade do Leste, onde inaugurou a duplicação da Avenida Perú. A nova via deve desafogar o trânsito entre a capital departamental e a cidade de Hernandárias.
Durante a solenidade, o ministro de Obras Públicas do Paraguai, Ramón Jiménez Gaona, anunciou que Cartes autorizou a construção de uma ponte entre Paraguai e Brasil, ligada pela avenida recém inaugurada. Sem muitos detalhes e data, Gaona informou que o projeto e a execução da ponte será financiado pela hidrelétrica de Itaipu Binacional. A ponte ligaria Hernandárias à Foz do Iguaçu.
Esta seria a terceira ligação por rio entre os dois países, sendo que a primeira é a Ponte Internacional da Amizade, inaugurada na década de 50, entre Foz e Cidade do Leste. A segunda é um projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados do Paraguai e do Brasil, entre as cidades de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
“Desde o ano passado estamos trabalhando com a Chancelaria Nacional e com o Ministério dos Transportes do Brasil, para possibilitar a concretização desta obra, que será um legado para o próximo governo”, disse Gaona.