A nomeação do novo diretor-geral brasileiro foi feita pelo presidente Michel Temer e publicada nesta sexta-feira (13), no Diário Oficial da União (DOU). O decreto é assinado pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo novo ministro de Minas e Energia (MME), Moreira Franco, nomeado na segunda-feira, 09. No mesmo decreto ele foi exonerado da função de diretor financeiro executivo.
Na última quarta-feira, 11, Stamm e o diretor administrativo de Itaipu, João Pereira, participaram da solenidade de transmissão de cargo do ex-ministro do MME Fernando Coelho Filho ao novo mandatário da pasta, em Brasília (DF).
Marcos Stamm assumiu como diretor-financeiro de Itaipu, junto com ex-diretor-geral Luiz Vianna, em março do ano passado.
Formado em Direito, Marcos Stamm também tem sido convidado para falar sobre a constituição de Itaipu, a partir de um tratado celebrado entre dois países (Brasil e Paraguai), em 1973; sua natureza jurídica e de como a empresa se tornou não apenas recordista mundial de produção de energia limpa, mas também exemplo em ações de sustentabilidade.
Quem é Stamm
Advogado público do Paraná, Stamm é londrinense, formado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), em 1981, com pós-graduações em Direito Administrativo – Licitações e Contratos Administrativos, e em Direito Administrativo – Controle da Administração Pública, ambas pela Faculdade de Direito de Curitiba.
Foi diretor-geral da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho do Paraná, em 1999 (durante o período respondeu pelo cargo de secretário de Estado da pasta); delegado regional do Trabalho substituto da Delegacia Regional do Trabalho do Estado do Paraná e chefe do Serviço de Relações do Trabalho, no período de 1996 a 1998; e diretor administrativo e financeiro da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), em 1990.
Também foi assessor do governador do Estado do Paraná, em 2010; chefe de gabinete do secretário da Assessoria Especial do Governo do Estado do Paraná, no período de 1987 a 1990; chefe de gabinete da Fundação da Assistência aos Municípios do Paraná (Famepar), no período de 1984 a 1987; assessor técnico do Senado Federal – gabinete do senador Sérgio Souza, no período de 2011 a 2014.
Fonte: Itaipu Binacional