O prefeito Chico Brasileiro e secretários municipais participaram na tarde de ontem (4) da cerimônia oficial de despedida do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna. A solenidade, realizada no Hotel Rafain Palace, também marcou o anúncio de importantes investimentos para a região Oeste do Paraná.
Foz do Iguaçu foi contemplada com 21 moradias populares, destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social. Outros 15 municípios também formalizaram o acordo para a construção de moradias, que totalizarão 320 unidades. A iniciativa é um desdobramento de um acordo de cooperação técnica firmado no início de novembro entre a Itaipu e o Governo do Estado.
De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, as famílias contempladas com este projeto residem às margens das nascentes do Córrego Brasília, na Vila C. “Precisamos retirar essas pessoas das áreas de risco e de degradação ambiental, e oferecer um local seguro, com isso o Córrego Brasília poderá ser totalmente revitalizado”, afirmou.
O chefe do executivo também falou sobre o trabalho realizado por Vianna no período em que permaneceu a frente da hidrelétrica. Para Chico, o diretor geral brasileiro deixa uma marca histórica para toda a região Oeste do Paraná. “O Vianna vai deixar muita saudade. Em um ano, ele foi um irmão de Foz, uma pessoa que abraçou a cidade, os projetos. Ele se doou mesmo, junto com toda a sua equipe, para fazer o melhor pela cidade e os municípios da região. Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado. Compreendemos a saída dele, mas já com muita saudade”.
No último ato oficial como diretor, Vianna também foi homenageado pela Amop (Associação de Municípios do Oeste do Paraná). O presidente da Amop e prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria, e o ex-presidente da entidade Rineu Menoncin entregaram ao diretor-geral brasileiro uma placa agradecendo o apoio de Itaipu aos municípios da região. Na gestão de Vianna, o número de municípios com investimentos da empresa passou de 29 para 54.
Investimentos
Durante a solenidade foram anunciados investimentos nas áreas de mobilidade elétrica, infraestrutura, energias renováveis, adequação de estradas, recuperação de parques, coleta seletiva, moradia popular e gestão por bacias hidrográficas, com prazo de até 36 meses para conclusão dos projetos. O total de investimentos é de mais de R$ 80 milhões. Somado aos recursos anunciados no fim de 2017, o aporte financeiro da Itaipu na região, para os próximos três anos, chegam a quase R$ 400 milhões.
“Está dentro da nossa missão o desenvolvimento dos municípios que, de alguma forma, foram afetados pela construção da empresa”, observou Vianna. “Também é importante ressaltar, dentro dos convênios que estamos assinando, o cuidado com o nosso reservatório. É no nosso reservatório que acumulamos a nossa matéria-prima, a água, que gera toda essa energia de Itaipu”, completou.
Presenças
A cerimônia também contou com a participação do presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter; do diretor de Coordenação da Itaipu, Newton Kaminski; do diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Ramiro Wahrhaftig; do Secretário de Planejamento de Foz do Iguaçu, Elsídio Cavalcante; o superintendente do Fozhabita, Eduardo Teixeira; o chefe de gabinete, Kal Stokel, entre outras autoridades, como prefeitos da região e diretores de Itaipu.
Assessoria