A mesa diretora da câmara municipal de Foz do Iguaçu coloca em votação nesta terça-feira, 3, o pedido de investigação contra a vereadora Nanci Rafagnin, por quebra de decoro parlamentar.
A representação, assinada pela cidadã Andreia Moranda de Castro, acusa a vereadora de ter apresentado um atestado médico, com data para dia de sessão na câmara, para participar do Festival Internacional de Rock do Rio de Janeiro, o “Rock in Rio”, em setembro do ano passado. O atestado está datado para o dia 21 de setembro de 2017, e no dia 22 de setembro Nanci postou fotos em uma rede social participando do festival.
Nanci negou o uso irregular do atestado. Ela afirmou que consegue provar que tem problemas no joelho já há alguns anos, razão pelo qual pediu afastamento para o dia específico, que segundo ela, não havia sessão marcada. Ela também acusa estar sofrendo perseguição política. A vereadora, que presidia o Conselho de ética da câmara, renunciou ao cargo.
Para ser aprovada, a representação necessita de oito votos favoráveis, ou seja, a maioria simples dentre os 15 vereadores. Se conseguir os votos necessários, a investigação é feita pelo Conselho de ética, que analisa se houve, ou não, quebra de decoro, e em seguida coloca em votação para aprovação do legislativo.
Antes de ser colocada em pauta, a representação foi analisada pela consultoria jurídica da câmara, e considerada legal, apesar de ter sido encaminhada ao presidente Rogério Quadros, enquanto que regimento prevê que esse tipo de representação deve ser encaminhado à mesa diretora. Segundo a consultoria, esse foi o motivo que causou atraso para votação da representação. Na semana passada, o cidadão Diego Lucas Duarte Dresh denunciou a câmara ao Ministério Público pela demora em analisar a representação.