A Ponte Internacional da Amizade completou 53 anos de construção nesta terça-feira (27). Símbolo de ligação entre Brasil e Paraguai, a ponte foi construída durante as décadas de 1950 e 1960, entre Foz do Iguaçu e Porto Flor de Lis, posteriormente batizada de Cidade do Leste.
O tratado de construção da ponte foi assinado em 29 de maio de 1956, pelos governos do Brasil e do Paraguai. No dia 14 de novembro de 1956 foi criada a comissão encarregada do projeto e execução da obra. A ponte, na época de sua construção em 1962, foi recorde mundial de vão em ponte de concreto armado e arco engastado com 290 metros. Ao todo, a ponte possui 552,4 metros de extensão.
A Ponte da Amizade é considerada a passarela internacional mais movimentada do país, onde passam em média 50 mil pessoas diariamente.
Reforma
Em janeiro de 2015 a Ponte da Amizade começou a passar por uma grande reforma estrutural e estética. A ponte ganhou novo asfalto, passarela de pedestres, grades de proteção e cobertura. A reforma foi concluída em julho de 2016.
Em novembro de 2016 a Ponte da Amizade ganhou nova iluminação, com lâmpadas de LED. Para este ano, A usina de Itaipu Binacional anunciou que irá investir em câmeras de segurança, ajudando no trabalho de segurança das polícias brasileiras em paraguaias.