A Prefeitura Municipal iniciou um conjunto de obras, que envolvem a drenagem, construção de galerias pluviais, limpeza e recuperação de nascentes e até a criação de uma lagoa de controle de vazão, para resolver o problema de alagamento do Jardim São Luiz. O prazo de conclusão é de 180 dias.
Orçada em R$ 936.784,88, a obra está sendo executada com recursos da própria Prefeitura. Também fazem parte desse projeto a ampliação das galerias pluviais nas avenidas Felipe Wandscheer e Pôr do Sol.
Segundo os moradores, a situação do bairro se agravou ainda mais nos últimos anos, com o aumento na frequência de alagamentos. Após um estudo técnico a Secretaria de Planejamento Urbano identificou uma série de problemas, como a crescente impermeabilização do solo na região, uso de galerias inadequadas e principalmente, a falta de respeito ao meio ambiente.
Contrato
O contrato firmado entre a prefeitura e a empresa vencedora da licitação, a V-Tech Construtora, prevê que os serviços sejam concluídos em até 6 meses (180 dias). Também estão previstas no contrato as multas de cerca de R$ 1 mil por dia, caso a obra atrase sem justificativa.
O serviço será fiscalizado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras (SMOB), para garantir que a obra seja executada com a máxima qualidade.
Área de Lazer
Além da recuperação da nascente do Rio Carimã a obra prevê ainda a criação de uma “Lagoa de Estabilização”, ou seja, um ponto para onde as nascentes existentes na parte mais baixa do bairro serão direcionadas, formando uma lagoa que irá ajudar a controlar o volume de águas que flui para as galerias, minimizando o risco de grandes alagamentos. Nesse local será construída uma pista de caminhada no entorno da lagoa, transformando o principal problema do bairro em uma grande área de lazer e preservação ambiental.
Assessoria