O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou de avião à Foz do Iguaçu, após às 17h de segunda-feira (26) e foi direto para o Sindicato dos Eletricitários, próximo ao portão de entrada da usina de Itaipu. Para evitar confronto com manifestantes contrários à comitiva, Lula se deslocou de helicóptero do aeroporto até até o local onde era esperado.
No evento denominado “Seminário da Integração Latino-Americana” Lula falou para o público de universitários, movimentos sociais e sindicalistas. Com mediação da presidente nacional do PT, senadora Gelisi Hoffamann, o evento contou com a presença do ex-presidente paraguaio, Fernando Lugo. A ex-presidente argentina, Cristina Kirchener, chegou a confirmar presença, mas enviou seu ex-chanceler no lugar.
Com discurso voltado aos estudantes, Lula preferiu ressaltar a construção de universidades durante seu governo, dizendo que a Unila já deveria estar com o dobro dos alunos. “Ela foi feita pra ser grande”, disse.
O ex-presidente ressaltou ainda, a proximidade que seu governo teve com os países latino-americanos e ajuda para que o Paraguai se desenvolvesse. “o Brasil tem que compartilhar com seus vizinhos seu poder econômico”. Ao final do seminário no salão principal, foi até o pátio do sindicato falar as pessoas que o esperavam.