O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entra no Paraná nesta segunda-feira (26), com a “Caravana Lula pelo Brasil” que já percorreu cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A primeira cidade com encontro marcado no estado é Francisco Beltrão e pela tarde em Foz do Iguaçu.
Na fronteira o ex-presidente deve se encontrar com lideranças estaduais, como o senador Roberto Requião (PMDB), além da senadora Gleisi Hoffmann (PT), que viaja com a caravana.
Políticos de países vizinhos também confirmaram presença no ato em Foz, como os presidentes Fernando Lugo, do Paraguai e Cristina Kirchner, da Argentina. A informação foi confirmada pelo presidente do Partido dos Trabalhadores em Foz do Iguaçu, Edson Thomas.
Lula deve encontrar a militância e simpatizantes em frente ao Sindicato dos Trabalhadores Eletricitários (SINEFI), na Avenida Tancredo Neves, onde um palanque está sendo montado. Caravanas de ônibus de movimentos sindicais e sem terra da região oeste paranaense estão sendo esperados.
Contrários
Pelas redes sociais movimentos contrários à vinda de Lula apareceram chamando a população para impedir a entrada da caravana na cidade. Neste final de semana, outdoors foram colocados contrários ao ex-presidente. O vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato (PCdoB), pediu nas redes sociais que as manifestações sejam pacíficas.