A mesquita muçulmana Omar Ibn Al-Khatab completa nesta sexta-feira (23), 35 anos de fundação. O local de culto dos seguidores da fé islâmica, virou nos últimos anos um dos pontos turísticos mais visitados de Foz do Iguaçu. O estilo arquitetônico chama a atenção de visitantes e moradores da fronteira, que de longe enxergam sua torres entre a cúpula.
A comunidade islâmica de Foz do Iguaçu empenhou-se na construção da Mesquita, cuja pedra fundamental foi lançada em 1981. Após dois anos, em 23 de março de 1983, foi oficialmente inaugurada, levando o nome de um dos mais íntegros e piedosos homens da história muçulmana, o predestinado Omar Ibn Al-Khatab.
A área construída é de 600 m² e possui uma sala oval de aproximadamente 400m². Sua orientação é dada pelo Mihrab, feito na parede posterior da Mesquita e indicativo da direção da Cidade Santa de Meca, para onde volta a face o muçulmano em oração.
A Mesquita de Foz do Iguaçu é um templo suntuoso, com um interior de incrível beleza. É ornamentada com arabescos, figuras geométricas em desenhos perfeitos e unificados. A arte é abstrata e a arquitetura, de caráter religioso em sua maior parte. Chama a atenção os minaretes, torres que circundam a Mesquita. Primorosas, apesar de sua função específica ter sido sempre a de um lugar alto onde ressoava cinco vezes por dia o chamado à oração, as torres têm também outras funções, sendo a mais importante a de sinal luminoso.
Mesquita Omar Ibn Al-Khatab fica na Rua Meca, no Jardim Central.