A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, incluiu a Itaipu Binacional em sua visita oficial ao Paraguai, no sábado (17). Depois, pela Argentina, ela visitou o Parque Nacional, que abriga as Cataratas do Iguaçu, na fronteira com o Brasil. A última visita de um dirigente máximo do FMI ao país vizinho havia sido há 14 anos.
A diretora foi recebida pelo governador de Alto Paraná, Fernández Valdovino. Em Itaipu, a comitiva foi acompanhada pelo diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding, pelo diretor administrativo da binacional, João Pereira, entre outras autoridades.
Antes mesmo de vir à usina, durante palestra em Assunção, ela já havia feitos elogios à binacional e reforçou que a empresa é “um exemplo de integração entre os países”.
Nos encontros que manteve em Assunção, Christine Lagarde elogiou o Paraguai, pelas medidas adotadas para o crescimento econômico, e deixou recomendações do que deve ainda deve ser feito para garantir um crescimento sustentável: “políticas de estabilidade macroeconômica, fiscal e financeira; reduzir as desigualdades; erradicar a corrupção; e centrar-se no desenvolvimento dos jovens e na inclusão das mulheres.”
Na Itaipu, a diretora foi à cota 40 da usina, o antigo leito do Rio Paraná, ao eixo da turbina, ao Edifício da Produção e à cota 255, de onde se tem vista privilegiada de parte do reservatório.
JIE