Os cinco indígenas presos acusados de invasão e depredação ao meio ambiente em Santa Helena foram liberados na tarde desta sexta-feira, 16. Eles estavam detidos na sede da Policia Federal em Foz do Iguaçu desde a última quarta-feira, 14, quando foram presos pela Polícia Ambiental, tentando entrar no refúgio biológico Santa Helena, reserva preservada pela Itaipu Binacional.
Segundo o advogado, Dr. Ian Vargas, não foi necessário o pagamento da fiança arbitrada pelo delegado da Polícia Federal, que estava estipulada em R$ 1000 por pessoa, o que chegaria a 5 mil reais. Vargas destacou que os indígenas não tinham condições financeiras para fazer o pagamento. A defesa do grupo foi realizada pelo Centro de Direitos Humanos e preservação a memória popular de Foz do Iguaçu (CDH). Segundo o advogado, o CDH também concedeu o transporte aos indígenas para retornar a aldeia, pois eles não tinham condições de pagar o transporte.
O grupo foi acusado de invasão, roubo à embarcação, e depredação do meio ambiente. A pena varia de 3 a 6 anos de prisão. Eles responderão ao processo em liberdade.
Imagem: Assessoria