A primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Foz do Iguaçu vence nesta quinta-feira, dia 15 de março, tanto para quem optar pelo pagamento a vista quanto para quem parcelar.
A fatura já foi entregue pelos Correios e também está disponível no site da Prefeitura no link “IPTU 2018”. O contribuinte que não recebeu a fatura e não tiver acesso à internet pode procurar a Agência dos Correios na Avenida Brasil e solicitar o boleto impresso.
Quem optar pelo pagamento em cota única terá 10% de desconto. O imposto também pode ser pago em até oito vezes sem juros. “Quem optar pela cota única também garante a bonificação para o ano seguinte, que pode chegar a 15% de desconto”, lembra o diretor de receita da Secretaria da Fazenda, Henrique Souza Neto.
O IPTU 2018 não sofreu nenhum aumento, com exceção dos imóveis que passaram por reformas ou ampliações e tiveram o valor corrigido conforme as benfeitorias realizadas.
Foram enviadas 110 mil correspondências aos endereços que constam no cadastro municipal de contribuintes.
Modelo
Este ano a Prefeitura de Foz do Iguaçu adotou um novo modelo de cobrança, a exemplo de como é feito pelo Governo do Estado com o IPVA. Ao invés de um carnê, como foi feito em anos anteriores, a Secretaria da Fazenda enviou cartas informativas contendo a opção em cota única ou as duas primeiras parcelas.
“Através do nosso sistema, seremos informados se o morador pagar o IPTU a vista ou optar pelo parcelamento. Neste caso, ele receberá as demais parcelas em uma segunda remessa”, explicou o Secretário da Fazenda, Erton Renné.
A proposta da prefeitura é gerar economia com este formato de cobrança, que não desperdiça papel. “Quando enviamos um carnê, temos um custo alto de impressões com a gráfica, além do desperdício de papel, quando o contribuinte paga em cota única, e não utiliza as outras folhas”, ressaltou.
Isenção
Pedidos de isenção poderão ser feitos diretamente na Secretaria da Fazenda a partir de sexta-feira (16). Estarão isentos do pagamento do IPTU proprietários de um único imóvel de uso residencial, que tenham 60 anos ou mais, com renda comprovada de até três salários mínimos e pessoas portadoras de algum problema de saúde ou que tenham mobilidade reduzida.
Os contribuintes tem até o dia 14 de maio para procurar a Secretaria da Fazenda. Alem de preencher um formulário, o contribuinte deverá anexar à fatura do IPTU, RG, CPF, comprovante de residência, prova de domínio do imóvel (escritura/ contrato de compra e venda/registro) e o laudo médico, quando necessário. O benefício se estende ao locatário/cessionário do imóvel. No ano passado, 2.873 pedidos de isenção foram protocolados no município. A isenção é válida por quatro anos.
O atendimento na Secretaria da Fazenda acontece das 8h às 12h e das 14h as 17h30 de segunda a sexta-feira. A Secretaria da Fazenda fica atrás do Banco do Brasil, na avenida Brasil.
Assessoria