O Governo do Estado, a Prefeitura de Foz do Iguaçu e cooperativas do Oeste do Paraná promovem nesta sexta-feira (02) a primeira edição da Feira Agroecológica de Foz do Iguaçu. Durante o encontro, cerca de 20 produtores da região comercializam mais de 80 tipos de produtos orgânicos, como frutas, verduras, legumes, doces e compotas.
A feira passa a acontecer todas as sextas-feiras no Gramadão da Itaipu, no bairro Vila A, das 18h às 22h. A ação é parte de um projeto das entidades organizadoras, que visa promover uma alimentação mais segura e saudável aos iguaenses.
“Nosso objetivo também é apoiar os produtores locais de assentamentos, não só de Foz do Iguaçu, mas também dos municípios ao redor, como São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Missal e Diamante d’Oeste”, disse Hamilton Serighelli, assessor especial do Governo do Estado para Assuntos Fundiários.
Os organizadores planejam criar outra feira semanal de produtos orgânicos em Cascavel, também na região Oeste. De acordo com Serighelli, a prefeitura da cidade já doou um galpão e 600 metros quadrados para o evento. “É mais uma ação para dar uma alimentação saudável e sem veneno para todos”, relatou.
COOPERAÇÃO – A feira é organizada por diversos órgãos do Estado, como a Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Assessoria Especial de Assuntos Fundiários do Estado do Paraná e o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa). A Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional e cooperativas do Oeste do Estado também fazem parte do projeto.
AEN