Um grupo de taxistas se manifestou às 8h desta terça-feira (27), em frente ao portão de entrada do Parque Nacional do Iguaçu, na BR 469, em Foz do Iguaçu, a favor do projeto de lei 28/2017, que que coloca regras mais rígidas aos aplicativos de transporte como o Uber, Garupa, 99, Easy e Cabify. O texto de autoria do deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), teve 20 alterações no Senado e foi enviado à Câmara dos Deputados novamente, que vota a regulamentação do setor a partir de hoje.
Em ato pacífico, os taxistas iguaçuenses pedem autonomia aos município para que decidam sobre os aplicativos de transporte. As modificações no Senado agradaram os motoristas dos aplicativos, que ficariam livre de alguma exigências, como, por exemplo, a placa vermelha. Os taxistas pedem que seja aprovado o texto original do deputado Zarattini, com regras mais rígidas.
O presidente do Sindicatos dos Taxistas de Foz do Iguaçu, Jair Tavares, disse que é preciso que o Congresso decida sobre a questão e permita que os municípios possam definir o que é melhor.
O Uber iniciou a operação em Foz do Iguaçu na tarde da última sexta-feira, com cerca de 90 motoristas cadastrados. A demanda no primeiro final de semana foi tão grande, que faltou veículos para atender moradores e turistas que pediam corrida pelo aplicativo.
Já o Garupa iniciou as atividades na cidade em novembro de 2017 e já foi alvo de fiscalização do órgão de trânsito de Foz do Iguaçu. Em janeiro, nove motoristas foram multados e tiveram os veículos apreendidos pelo Foztrans. Uma liminar na Justiça, concedeu o direito dos motoristas reaverem os veículos e a revogação das multas. Esses motoristas continuam prestando o serviço.